Foi desde que eu disse que era de boa boca.
Há circunstâncias em que não se pensa no que nos sai para fora da dita (e muito menos no que nela entra) mas não se exija tanta racionalidade a uma mulher.
- Então não saias daí, linda, disse ele, e eu terei todo o gosto em mostrar-te os meus atributos.
Quem me conhece sabe que se há parte da casa que eu abomino é a cozinha. Podendo haver quem me substitua não sou eu que lá caio, não! Por isso apreciei o gesto do Luís Carlos que fazia todo o gosto na exibição dos seus talentos. Disse que só precisava de uns tomates pouco amassados e de um fiozinho de azeite. Aí eu repliquei que ele podia usar também a endívia, que ainda estava dentro do prazo de validade. Não é que uma salada substitua o sabor de um bom condimento, mas desde que não ficasse muito desenxabida já se comia bem o prato completo, embora o valor calórico, para a situação em si, não fosse o mais recomendável.
Pensava eu que seria assim, mas os melhores atributos nunca estão à vista.
E, sim, o rapaz deixou-me de boca aberta, quando se abeirou da cama com o tabuleiro completo:
Minestrone para começar a refeição. Um caldinho bem feito, dizia ele, é a melhor maneira de cativar uma dama.
Saussisson babado para continuar a demonstrar-me os seus conhecimentos de cozinha internacional.
Seguiram-se as
courgettes com grelos salteados. Ele disse que apesar de carnívora eu devia provar o gosto especial dos seus legumes. E … confesso que era verdadeiramente especial.
Digamos que só de entradas já estava servida. Por isso intervalámos um pouco. Mas o Luís Carlos era um verdadeiro
chef e veio logo de seguida com as espetadas mistas, de uma variedade inimaginável, que eu comi em doses duplas para compensar o consumo energético.
- Não aguento mais, dizia eu satisfeita e a recear problemas de digestão.
Mas, ainda assim, não disse que não ao
brioche surpresa – um verdadeiro manjar de deuses, preparado ao natural, dizia ele a querer explicar-me que com molhinho de coentrada ainda era mais delicioso. Mas eu já nem o ouvia, que sou gulosa mas também sou selectiva.
E ainda faltavam as febras à matança, a cataplana de conquilhas e a estopeta de atum, mas uma mulher tem limites nisto de comida a peso.
Bem… para rematar mesmo, só um papo de anjo, embora ainda tivesse provado a banana
flambée. Para mim, que sou apreciadora de boa fruta, nada poderia fechar tão bem a refeição divina que o jovem preparou ali de improviso.
Luís Carlos estás aprovado.