Uma mulher não deve meter-se com homens que vivem de números. A não ser que sejam cifrões, mas isso é outra conversa.
Imaginem que desta vez me apareceu um Nicolau na rifa. Curiosa como sou não resisti ao charme do conferencista e no fim fui pedir-lhe um autógrafo. É claro que me fiz entendida na matemática e falei-lhe na admiração que sinto pelo Evaristo Galois por causa das tentativas do jovem para resolver as equações do quinto grau. Palavra puxa palavra e o Nicolau disse que sim, que era possível e que a solução podia ser a teoria dos grupos para achar o xis da quinta. É claro que quando ele me falou na quinta eu nem queria acreditar e pensei “já estás marcado, Nico, deves ser melhor que o Evaristo” . É que esse achava que só conseguia obter a solução para o xis a partir dos coeficientes. Ora grupos eficientes nessas partes eu não queria de todo!
Mas não quero dispersar-me. Nessa noite levei o Nicolau para o requinte de uma cama curva fazendo justiça ao assunto da conferência. No mínimo o que poderia acontecer era o Nicolau achar aquele tal ponto fora da recta e a partir daí – esperança minha – entraríamos no mundo da geometria imaginária pois descobrindo esse ponto especial, como bem sabem as minhas leitoras (os leitores dizem que sabem, mas são pouco persistentes), é possível traçar muito mais do que uma paralela. Paralelas múltiplas a partir de um único ponto. Já imaginaram?
Nisto eu apenas esperava que ele seguisse a intuição de Lobatchevsy, segundo o que retive do conteúdo da conversa do conferencista quando falava no auditório e eu o escutava excitadíssima na primeira fila.
Bem... os homens que muito pensam acabam por muito falar e estando os dois deitados no espaço curvo... o que aconteceu então?
Tudo, mas tudo a curvar-se.
E digo-vos: nem o Euclides, com os seus axiomas das paralelas simples teria tido um desempenho tão frouxo. Ainda evoquei Gauss que também era de inovações curvas, mas com mais sucesso por serem curvas que só descem depois de uma subida significativa. Porém o Nicolau terá entrado exactamente num espaço muito distante do meu. A curva de Gauss que ele me mostrou tinha uma média relativamente baixa e um desvio padrão elevado; a variância digamos que não era significativa e o resultado foi mais uma deflação na minha estatística.
domingo, janeiro 08, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
38 comentários:
ó melheri, tu dás cabo de mim com tanta imaginação.....
opsss a curva de gauss...
gostei do que li
voltarei
jocas maradas
Camas curvas não conheço. Só redondas... Quanto aos xis só conheço o xispêteó e o que costumava pôr quando me engagava na escrita à máquina, atendendo ao pedido dum superior que me dizia: "ponha xizes minha senhora, ponha xizes!" quera pra eu não ter de apagar. Tás a ver?
Alguém me explica o que são "jocas maradas"? Depois da maratona de ontem estou um bocado confusa, feita nun óito e cheia de xizes na cabeça. Tenho de me poupar porque quem fez esta já não faz outra. Abaixo os xizes, as paralelas, as curvas, as onduladas, os teoremas, as equações e tudo o que me faça confusões cá na cabeça. Talvez volte...
tu num me digas que o gajo, como matemático que era, não encontrou o Gauss!?. nem com um esquema?
o G estava mesmo ali, é tão simples.
Mania de complicar.
Sabes Fauta, começo a ficar um pouco "emocada" com esta de nos perguntarem quem são os autores dos nossos textos...
Gostei deste, sobretudo do encadeamento e desenvolvimento do assunto. Pertcebe-se logo que não é um semi-? que está a escrever. Parabens, porque alé de imaginação, tens uma excelente cadencia de escrita.
Para mim só é pena não consegguirmos passar do primeiro degrau da piramide da Teoria de Maslow
Pirata e Joaninha, eu confesso...
Vinha aqui armada em arrogante para dizer ao Pirata que não subestimasse o inimigo.
Porém caí em mim e resolvi ser humilde.
Efectivamente tenho assessores: um para cada ciência (matemática incluída)e mais um para o latim. Todos pós graduados na Universidade Católica.
Uma mulher não é de ferro, caramba!
e para a Psy cá estou eu......
Nunca percebi dessas coisas das matemáticas,e muito menos equacionar ! eu é mesmo só quecar...mai nada ! Sou um massa bruta é o que é !
PS- Quando for grande quero ter uma assessora !
Alô TOSE! QUAL É O DESAFIO? DEIXA-ME O ENDEREÇO DO REVELAÇÕES.........OU ISSO É OUTRA COISA?
Não dou consultas de gerontologia fora de horas
Andamos sempre à procura do "G" de Gauss ou de outra coisa qualquer, mas como pelos vistos é um ponto matemático e eu sou mais de Letras... tenho que fazer várias tentativas!!
Lá se foi o Nicolau... e era matemático!!!
Fausta sabes que na Psicologia também aplicamos a curva de Gauss quando falamos do normal vs anormal e ainda na Psicologia social e em outras vertentes. A "maldita" Mat. não nos larga... só no Inglês é que não aplico em nada...
Mas agora não vou falar mais disto, apenas mantenho que, com ou sem ajudinha, escreves bem e arranjas uns temas que dão para pensar. Até logo
Fausta, não sei como aguentas tantas curvas de gauss! Eu já não sei o que fazer para subir a curva! Enfim, dizem que é mau para a ansiedade voltar atrás sem atingir o ponto G!: deve percorrer-se a linha curva de gauss todinha, descida incluida! A bem da nossa saúde. Mas com o Nicolau a descida foi quase de escorrega :(
Estás recomposta!
recomposta? era uma pergunta..., temo por ti
Quando comecei a ler o texto fiquei um bocado inquieto.
Mas, logo a seguir vi que se tratava de um Nicolau qualquer que não dignifica nada a classe.
De modo que escrevi logo uma carta para a APM ( quem não souber o que é,vai a www.apm.pt) para, caso ande por lá, esse burgesso ser destituído de sócio.
Porque matemático que se preza, eleva sempre a 3,14 ´ à máxima potência, aplica-se nas homotetias e deixa a parceira de olhos em vértice, com o G infinitamente bem tratado.
Pois era de um xispêtêó é que eu precisava, vizinha...
"emocada", joaninha? que estado tão propício à minha condição...
Ai Tozé, Tozé... massas brutas como tu é que me agradam...pois já não se fazem matemáticos como antigamente, dos que usam a 3,14' no máximo e peciscam que se fartam.
E Maria, eu bem tento recompor-me mas uma vez entrada no espaço de Lobatchevsky ja não há como sair de lá... e pronto, a gente passa do dedutivo ao imaginário... e aí tudo é possível...
Peci Peci, as coisas que tu sabes!
homotetias? LOLOLOL
até que ajuda, penso eu!!!!!!!!!!!
Lima, minha amiga... será possível que eles nos tenham ultrapassado no conhecimento empírico?
Não sei se já te diçe Fausta mas apezar de gustar de numaros nunca gustei muito da matemática. A jente prá iconumia não pressiza de muita matemática, somasse, dividesse, multiplicasse e já está. Mas não fiques a pençar que isto são qualqueres lemitassões minhas. Não. Os matemáticos, como tu acabastes de desmonstrar, são uns turcidos. Fazaim tudo pra nus fazer paçar por parvos. Ora eu que até vou ao Merdia Markt é evidente que não sou parvo. Uma boua terssa feira. Tens que arrajar o alô sacana da Mushu para eu puder por aqui as carinhas rizonhas que gosto muinto.
Vê lá o que me pões aqui pirata?
Tu não me desgraces que isto é casa séria!
O outro Vasco com quem me relacionei há uns tempos era Nabo de apelido. Não tinha destas frases tão apropriadas e tão causticamente desencantadas.
Gosto deste!!!
Não encontrou o G mas ao menos nem um 69 ao quadrado?
Pirata, define contraciclo.
Olá! Uma curta visita só para avisar que, qdo quizeres, podes visitar.
Sem usares a matemática fizeste uma boa demonstração.
Querida Fausta, pede ao St.Pirata que defina contraciclo no teu Blog, já que o dele é uma página em branco.
eu bem digo, inventamos os post-chats... e deus viu que era bom! :)
Fausta confusa:
Todos os Niclaus são matemáticos;
O pirata é matemático;
O pirata... é...
ai valha-me deus que ele anda por aí de curva ofendida e eu aqui tão à-vontade a dizer mal...
Listen red pirat:
I found several references to the names you mentioned last day concerning piracy : "The golden age of Piracy - 1695-1725" by Arne Bialuschewky from the University of Kiel.
"There can be little doubt that hardship and poor prospects contributed to the dramatic increase of piracy in the period under consideration. However, it is unlikely that these factors alone drove thousands of sailors into such a risk venture... ... The intended target for the pirates was an indian pilgrim fleet thar sailed every year in April from Surat to Mocha and Jedda at the red sea..... etcetera"
não acredito Fausta. Conhecimento empírico? Na! aquelas mentes estão programadas de tal maneira que não aprendem nada.
... mas que ego, pirata!
Eu digo lá mal de alguém?
Eu vinha comentar mas fiquei intimidado perante tão generoso número de línguas que aqui se fala. Isto tem um nível talvez acessível a muitos humanos, mas não a um pobre cérebro dum símio como eu. Esperarei por melhor oportunidade e humildemente me rebaixo até à próxima.
nokinhas...só eu poderia te explicar o que são jocas maradas, logo a pergunta deveria ser directamente feita a mim, não devia?
mas para q explicar se tu pp dizes q estas mui confusa:)))))))))
jocas maradas para ti
O ponto G de Gauss, é o ponto discreto a seguir ao F de Fermat, em ordem crescente, como facilmente se pode demonstrar.
Querida Fausta,
Pois é... cerebro grande e desempenhos pequenos... muita dinamite e rastilho ineficaz. Mordaz e inteligente! Muito bom!
Abracicos!
gostei do lobatchevsky, boa analogia! Mas decididamente andas em C!
:-)))
para ti um post antigo com um comentário recente http://semcantigas.blogspot.com/2005/07/geometria-lobatchevskiana.html
em C ou em Virtual o que importa é que haja homens para compreender!
... de preferência com bons desempenhos. Uma matemática aplicada. Exercícios laboriosos. Uma solução plena.
Adorei o texto!
Postar um comentário