sexta-feira, março 23, 2007

Vegetais e afins




A mim o que me apetecia era um bife do lombo, espesso e a transbordar de natas; ou comida alentejana… um chouriço assado para abrir a sessão, uma febras de porco preto… um naco na pedra… qualquer coisa de carnal, suculenta, proteica, substante!
Mas ele insistia no vegetariano… dizendo que só assim se conseguia manter o corpo são e a mente pura.
Ora o corpinho saudável não era coisa de desprezar, mas aquilo da mente soava a roupa demasiado lavada… assim tipo lençol de hospital, e para asséptico já chegara a experiência de um tal Ângelo de mãos esguias.
Não, não me apetecia ficar-me pelas cenouras, nabos e folhas de couve… com aquele intragável arroz branco, mesmo que fosse aromatizado com ervas e limão. A ideia dos tomates secos ou das beringelas engelhadas tirava-me a pica toda.
Bróculos? Oh deuses… o que é que uma mulher faz com um molho de bróculos marinados? E cebolinho? Valha-me deus, que coisinha fina!
Ele que vá saltear os vegetais para a casinha da mãe, que essas que têm muito orgulho na saúde dos seus rebentinhos, mesmo que eles já tenham apagado as quarenta velas de aniversário.
Não tenho paciência para as ervinhas de cheiro!

Paixões?
Que grandes enganos!!!




24 comentários:

Anônimo disse...

Ah... D. Fausta! Que nunca m'enganou... tava a ver que se finava pr'aí c'os olhos acinzentados de poeiras e asneiras, de tanta treta que lhe deitam no prato qu'até doi a quem lhe vê... AI DESCULPE, a quem lhe sente a... (ai...!) a quem a sabe fresca como uma alface! Prontos.

mfc disse...

Também eu gosto dos pratos fortes!!
Mas não dispenso uns bons acepipes!

Anônimo disse...

Nada como um bom naco de carne. Vegetais, vegetais? fazem bem mas só de vez em quando.

Dª. Fausta continua com as suas paixões e mais nada:):):):)

Beijos

Wayfarer disse...

identifiquei-me com o titulo deste espaço enquanto deambulava pela blogosfera! Afinal, sou mulher, e se dizem que nós somos complicadas, eles então... Acho que "barro" é tão heterogeneo que não há coerência nenhuma na peça!! :P

Além da comidinha saudável, permite-me acrescentar os que fazem exercicio fisico todos os dias, SEM FALTA, no matter what!! E que além disso insistem que temos que ir com eles porque "é saudável"....

E os ecológicos!! ai esses que fazem birras enormes se o papel de carta vai para o lixo comum...

Ai os homens....

Parabéns pelo blog! :)

Anônimo disse...

Wayfarer!
Um modelo RayBan desaparecido; o modelo, não o ray nem o ban... esses batem-se ainda por uma causa qualquer que nem parece justa nem ajustada - são cóboys do Marbóro Cáuntry, andam a cavalo, não tomam banho e fumam e fodem! São homens do sol quente e do campoaberto, do ar livre; nada do qu'a gente... isto é, você! conhece por cá, mas adelante! Mnina Wayfarer,a mnina sabe por acaso onde se compra o afrodisíaco essencial, aquele que dá alma e calma, o que levanta o lázaro, o milagre na terra que no inferno já se sabe e no céu não há milagres porqu'é pecado?
Sabe?

(Oh D. Fausta, dizer por mail ou sms não vale! deixe a rapariga responder)

Nelo disse...

Faushta melhér...éu çei beim u queu fasia com eçe legumes delisiozos... ;)

Maria Arvore disse...

Tirando o Bradezinho, também não me comovo com aqueles que se gabam de não deixar cheiro no wc à custa da exclusividade em verdes.

Como dizes, são "lençol asséptico de hospital" e para isso basta quando estamos doentes. :(

Estes gajos são loucos a acrescentar tantas regras à vida como se as que já existissem não bastassem.

Boop disse...

+Pois a mim sabe-me muito bem uma refeição ligeira depois de uma refeição suculenta...

Carne, carne, sem dúvida... mas sabe melhor quando não é em constante e se faz desejar!

Erecteu disse...

Carne! É-me dificil pasar sem ela embora sem fundamentalismos, um grelo a acompanhar não cai mal.

asdrubal tudo bem disse...

pois é tu não te convences que para tudo estar bem só com o asdrubaltudobem.

Fábula disse...

é fácil conviver com um vegetariano, desde que se respeitem opções de cada um e... desde que ele cozinhe para ele! ;)

Anônimo disse...

Vegetariano, só vegetariano?

Não come mais nada?

Didas disse...

Vegetarianos, desconfio sempre! Dass!

Lúcia disse...

assim, tipo pão sem sal.
credo, menina
eheeheheheh

Unknown disse...

que nabo :P

Fausta Paixão disse...

pirata, pirata, sempre com trocadilhos oportunos...
... mas sempre lhe digo que a pirataria é uma coisa que atrai qualquer mulher...oh se é!!! E eu não hei-se morrer sem verificar a veracidade daquele mito da perna de pau...

mfc... eu adoro pratos fortes, daqueles mesmo fortes, mesmo fortes... que nem rochas aguçadas!!!

fatyly... por exemplo uns tomates viçosos marcham bem... no verão, então, as saladas substituem bem outros nutrientes, que o calor tem o condão de afastar a carne da carne quando é excessivo... mas com o tempo frio a gente precisa de coisas calóricas. é ou não é?

Fausta Paixão disse...

wayfarer... estou curiosíssima em ler a tua resposta à observação desesperada do pirata. please!

maria_arvore, a imagem de uma casa de banho a cheirar a verde é hilariante. só tu!!! eheheheh... com notas de lima e lavanda.

Fausta Paixão disse...

inês... és mulher de aligeirar de vez em quando. pois bem, és muito sensata. não há nada como poupar a carninha para certas ocasiões... mas olha que não vale a pena pô-la debaixo do colchão. costuma-se dizer que aí o investimento é a fundo perdido!!!

e marta... fundamentalismos são sempre indesejáveis, sobretudo se a opção da fábula for levada a sério...

Ó fábula... um homem que cozinhe para si próprio é demasiado metido p'ra dentro, que raio, até pode tornar-se dependente da auto-suficiência e depois o que é de nós? Especialmente eu que detesto cozinhar para mim!!!

Fausta Paixão disse...

erecteu e asdrúbal... vocês que são homens compreendem-me muito bem... donde se comprova que compreender as mulheres é coisa de pouco desgaste... a um bastam uns grelos à la carte... a outro, basta-lhe a auto-estima. Que VIVAM os homens!! Para sempre e com saúdinha, p'ra nosso bem!

Fausta Paixão disse...

didas... estou contigo! e se me aparecer aqui mais algum mando-o ter contigo para ver se aprecia os brioches lá da tua padaria. Topas?

Lúcia, querida, pãozinho sem sal só mesmo para diabéticos, não é!!! Bem... eu não posso falar muito... pois adoro chupa-chupas e ando preocupada com o açucar em excesso...

Fausta Paixão disse...

bífido... conta-se a história de um que apareceu nas urgências só com a rama do nabo de fora... ihihihihihhi... ele há gostos para tudo!!! mas que dá graça, dá!!!

Fausta Paixão disse...

Pois meu caro Nelo, seja muito bem vindo à minha casa e tenho de ser sincera... estou abismada com a sua participação neste fórum... é que de repente senti uma tal identificação consigo que nem sei se lhe diga a verdade... mas é que nunca compreendi tão bem um homem, pode crer! Havemos decontinuar esta troca de impressões e olhe... pode estar certo que comigo só tem a aprender!

Mónica disse...

vegetais é bom :-)

Mónica disse...

maduros de preferência (excepto banana), já agora, e fruta, muita fruta.